Livro de Ponto

...Soma e Segue...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Crise

Hoje a volta com o Lab foi um bocadinho diferente. Como as minhas botinhas estão na  garantia, resolvi ir por um local pavimentado. Assim fomos.
Com ele preso já se sabe que tenho de dar ao chinelo, se não quero ser arrastada! De regresso, passámos pela minha antiga escola, agora, como milhares delas, abandonada e a cair, literalmente de desprezo. Segundo sei, tinha sofrido obras de restauro um ou dois anos antes de se decidir o seu fecho. Olhei desolada. A escola é o espelho do nosso país. Não se recupera nada, não tem uso - então deixa-se ao abandono.
Dei a volta.
Da parte de trás fica o recreio e as casas de banho/arrumos. As portas foram vandalizadas - todos os compartimentos encontram-se abertos. As instalações estão lá, completas e em bom estado, assim como o material de Actividade Fisica e Desportiva... pergunto-me: Como é que é possível?! Como!! Até parece que somos um país rico que pode dar-se ao luxo de dispensar materiais (caros)! Até parece que as creches, infantários e lares de terceira idade estão plenamente apetrechados destes materiais e dispensam qualquer sobra de uma escola...Como-é-que-é-possível?! Expliquem-me!!
Vim-me embora destroçada...

Uma outra crise que quero aqui aflorar, prende-se com a da Formação Cívica. Desculpem-me aqueles que são mais introvertidos, mas tenho de falar deste assunto:
Afinal, nós somos Humanos, ou somos bichos?! (Eu já nem  ouso utilizar a palavra Animais, porque ante o que tenho vivenciado, até isso seria uma ofensa para os mesmos!)
Que raio de povo estamos nós a ficar que se encolhe e pousa os olhos no asfalto quando alguém, delicadamente lhe direcciona um alegre Bom dia ou Boa noite?! Quem?!
Caramba! Passei eu um ano lectivo a ensinar os meus alunos a serem cordiais, educados e gentis para com o próximo para quê?! Até parece que quem sauda o desconhecido é um ET!!

Meus amigos...isto está a ficar muito grave! E não venham com justificações palermas, que as pessoas andam tristes com a vida, porque a minha também não me sorri e não é por isso que eu descarrego nos outros.



FUUUUUUUUU, tenho dito.

6 comentários:

Doce disse...

É verdade minha amiga,somos um país "rico"...resultado da má gestão dos dinheiros púbicos!!Sempre assim foi e continuará a ser,para mal dos mais "pequenos".

Em relação ao sermos bichos ou humanos,acho que cada vez mais estamos a voltar aos nossos antepassados...A vida está a tornar-se um "circo de feras",onde quem sobrevive é o mais forte!!É pena essas pessoas não se lembrarem que um dia também deixaram de existir à face da terra...

Feliz aos Trinta disse...

Agora é que disseste tudo Doce...Nao compreendo!Que povo idiota...

Pati_sofia04 disse...

Nem me digas nada -.-' eu passo-me com a falta de civismo desta "gente!". Uma pessoa a ser educada, tal como nos ensinaram e as "pessoas" não respondem baixam os olhos -.-' há certas pessoas que eu já nem digo bom dia/boa tarde porque já sei que não respondem lol.
Bem no outro dia ia-me passando completamente num hipermercado, aquilo estava cheio! e abriram uma caixa e dizeram para passarmos por ordem, pois sim -.-' os palermas que estavam atras de mim e dos meus pais passaram-nos a frente com uma pressa que pareciam que estavam a dar rebuçados -.-'.
E agora é que dizeste tudo!não venham cá com a desculpa que a vida corre mal e lalala porque isso não é desculpa...
beijito!!!
ps- tens que me dar a receita dos muffins xP

Feliz aos Trinta disse...

Tita - os Muffins são super simples! :D E correm "sempre" bem! Tb os há de compra - valem mt a pena! Mas como tu cozinhas bem... :P

tiago disse...

" Nos" sempre vivemos como um país rico...como se diz, o pequenino é que paga tudo...
Hoje em dia nao existe civismo nenhum. Cada um por si e que se salve quem puder...enfim

Feliz aos Trinta disse...

Salve-se o rico...o poderoso...o politico...