Livro de Ponto

...Soma e Segue...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Acreditar?! Em quê?!

Como já vos expus, sou professora e como muitos milhares, ando à procura de emprego nas ofertas de escola. Ora para os alheios a esta fabulosa carreira docente, as ofertas funcionam através de anúncios feitos pelos Agrupamentos que anunciam as vagas e colocam critérios aos quais os candidatos deverão corresponder. É uma maçada concorrer às ofertas pois passamos a vida a escrever o mesmo: Licenciatura em X, nota de curso Y, nota de estágio Z, tempo de serviço W e graduação profissional K.
Já era usual constatarmos que determinadas ofertas já tinham o destinatário escolhido pois os requisitos são praticamente impossíveis de ter: ter feito a formação XPTO, ter trabalho no Agrupamento no ano KTM, Pertencer à Corporação de Bombeiros da Localidade XXX…e por aí adiante.
Eu via. Ouvia falar de tudo isto. Mas nunca o tinha sentido tão perto.
Imagine-se uma oferta cujos requisitos são, alem das notas (profissionais e académicas) ter leccionado no agrupamento. Até aqui, nada de novo. A isto somem a candidata ter leccionado na escola em questão e na turma para a qual é a vaga. Qualquer um de vós diria: A vaga é dela! Continuidade pedagógica! Conhecimento do meio…fon fon fon… Seria isto tudo. Ou não. A colega, minha grande amiga, não só viu o seu lugar ser ocupado por outra docente com menos habilitação académica e portanto, uma nota inferior à sua, como também fica a saber que o seu nome não constava da lista de candidatos! … Reclama! – Disse eu indignadíssima!
Pois bem meus caros…ela está a tentar, mas com o pré-aviso sindical de que nem vale a pena.
Posto isto, só queria acrescentar uma coisinha. Desta vez a meu respeito. Sabem o que é concorrer a uma vaga fantasma?! Pois é! Mas eu sei! Porque bem a vi, concorri e…de um dia para o outro desapareceu! Como que por magia!
E ainda dizem que não há bruxas…

2 comentários:

LILIana disse...

aja o factor C em Portugal

Feliz aos Trinta disse...

Tens razao amiga! Essas vagas já são como cão com osso...enfim