Livro de Ponto

...Soma e Segue...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"É mais fácil despedir dois contratados competentes, do que um professor em topo de carreira, incompetente"

A frase não é minha, mas de alguém que me é muito especial e com quem partilho boa parte das minhas frustrações profissionais.

Que estranho país é este que obriga os docentes contratados a avaliações consecutivas (sugeitas a cotas e à cor dos nossos olhos) e não avalia os topo de carreira que dizem à boca cheia em conselhos de docentes que os seus cortes "nos ordenados, servem para pagar os ordenados aos contratados", que não dão aulas - dão fichas - que...estão lá no cimo pelo "adquirido"...um estatuto pelo qual pouco ou nada lutaram...

Que estranho país é este que oferece Magalhães e não constata o seu uso na sala de aula. Que estranho país que não recicla a classe trabalhadora (cansada) por jovens activos cheios de vontade de  "por a mão na massa".

Que estranho país que assiste a tudo isto de braços cruzados.

8 comentários:

Tixa disse...

Ai sinceramente não sei que te diga... se eu falava mal da minha antiga professora de inglês, bem... está vá explica bem e tudo mais, mas tem dupla personalidade (sim não são luas, também as são mas ela hum.. é qb boa pessoa mas coizz) e faz coisas de alguém que não é lá muito competente e transparente e nota-se de longe, que está farta... enfim... chego a "compreender", mas por amor de Deus ela precisa de reforma xD
beijo enorme!

Patife disse...

Por este caminho, a Educação deste país vai conduzir-nos para a vala comum da inteligência.

Feliz aos Trinta disse...

@Tixa - os professores (aos quais nem ouso chamar colegas - pois recuso qualquer tipo de semelhança àquela gente) que apenas vão à escola assinar o livro de ponto, deviam ser avaliados! E despedidos!! Mas porque raio não tomam os directores medidas!! Não compreendo e menos compreendo os pais que assistem a isto sem nada fazer! Soube de um colega que, por dar um estalo MERECIDISSIMO a um miudo, ficou com a carreira arruinada!!! Sei igualmente de colegas que usam chantagem emocional, exageram nos trabalhos que mandam, nao contemplam as crianças como crianças, não incluem os NEEs na turma e lá estão! Felizes, a fazer os outros infelizes, a ganhar o belo e a quixarem-se de muito trabalho!!! Mas qual trabalho?!? Estar sentado atrás da secretária o dia todo deve dar um trabalhão do cara*ão!

@Patife: Creio que a ideia não é ensinar os miudos, é estupidificá-los. Criar seres incapazes de pensar, questionar, ser cidadãos dignos! ...assim não se levantam grandes ondas...não dá muito trabalho...

E nós...impávidos e serenos!

Tixa disse...

Claramente concordo contigo, eles só assinam mesmo o livro de ponto... a coisas intoleráveis mesmo.. não sei como me contive de não mandar a minha cara professora a piiii quando numa linda aula em que a minha turma de mortos-vivos, não respondeu a pergunta do que era a voz passiva, eu respondi mas confundi com discurso indirecto :S:S adiante... ela passou-se... ao ponto de mandar a linda boca de "e querem voçês este verão entrarem na faculdade", ora a turma é toda 11º menos eu... juro-te eu tive mesmo ao ponto de aii mas muito infelizmente calei-me feita estúpida com o descaramento dela, mas juro-te que depois disso aprendi e quando ela no final disse se tinha excedido e perguntou se tínhamos algo a dizer eu falei, ela olhou para mim e virou costas!passo-me! e agora anda um cordeiro comigo! falsa pah! (eu tinha de contar isto porque acho :|, sim eu deveria ter me lembrado do que era a voz passiva mas passo-me lol e ela não tem o direito de dizer cenas destas..)

Feliz aos Trinta disse...

@Tixa - Sabes que esses são OS-SERES-ILUMINADOS-SABEDORES-DE-TUDO! Quem nunca se enganou?! Mesmo nós professores, às vezes, ou porque estamos a pensar noutras coisas, ou porque já iamos mais à frente/atrás...cometemos cada gafe! Mas é normal! Como eu digo aos meus alunos, "se eu soubesse tudo não estava aqui, estava num museu". Por isso...agora há coisas e coisas!
Como por exemplo a minha professora de Fisico-Quimica do 8.º ano dizer que "a lua é maior que o sol"...Sem comentários! Pois certamente agora é professora dos quadros e eu continuo sem colocação! Mas esses, esses é que são os bons...

AC disse...

ai miga... um dia vais ter a tua turminha... os teus meninos a chamar-te "teacher" como tu tanto gostas... acredita e nao desistas, afinal o sonho comanda a vida... e o sonho, os sonhos, sao eles que nos fazem acordar todos os dias e lutar! há-de chegar o teu dia!! :) e quando lá chegares ... APROVEITA e dá o teu melhor...

Tixa disse...

Pois -.-', os crocodilos são seres muito lindooooss, enfim em vez de se andar para a frente só se avança cada vez mais para trás...
ps- lool essa da lua e do sol possas sem comentários! lol

Feliz aos Trinta disse...

@AC - claro que dou o melhor! até aquela padaria está um brinco! até a fazer limpezas sou perfecionista :D