Livro de Ponto

...Soma e Segue...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"Anda um filho a criar um pai para isto?"

Às vezes as coisas também podem ser colocadas ao avesso! Estranho não é? 

Durante todo o nosso percurso o que nos ensinam é que os pais criam os filhos, dão-lhes educação, carinho e alimentação. A determinada altura, os filhos ganham "dois dedos de testa" e começam a retribuir o que lhes foi dado...ou deverei dizer "emprestado"? Ainda assim, as coisas funcionam mutuamente, num jogo de dar, receber e trocar, sem interesses. 

Apercebi-me que nem sempre as coisas funcionam dessa maneira. Deparo-me com os extremos:

- pais que dão tudo aos filhos em troca de nada; dão-lhes o mundo se preciso for!...e continuarão a  dar  porque têm um coração bom. E estes com nada mais do que desilusões repetidas, lhes retribuem, pois sabem que façam o que fizerem terão sempre casa, cama, comida e roupa lavada.

- no outro extremo temos os filhos sedentos de agradar os pais a todo o custo! Brilham o mais que podem em tudo o que fazem! Voam, em voos cada vez mais altos...mas em vão. Os pais não vêem ou não querem ver o esforço que estas pessoas (que também são gente) fazem dia após dia...é um sistemático desprezo, uma persistente ignorância.

Será ao acaso que as situações de suicido entre jovens, agressões e auto mutilações acontecem? Não. Nada nesta vida acontece por acaso.
Por     ANPM

Sem comentários: