Livro de Ponto

...Soma e Segue...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A prova dos professores...

Já há muito que não passava por aqui. Aguardava o momento da apresentação da dissertação...aguardava ter algo verdadeiramente porreiro para vir aqui escrever...
Mas não, não aconteceu nada de bestial e a razão que me trouxe aqui hoje é um desabafo pessoal que quero que fique neste "diário" para mais tarde recordar...

A prova. A prova que supostamente deveria fazer.

Tenho vindo a pensar, a conversar com colegas de profissão...a refletir imenso sobre isto. Não queria dizer um não porque sou do contra e isso basta-me. Não, não é nada disso. Sou a favor, a favor de tudo o que possa melhorar o ensino, tudo o que possa fazer dos nossos miúdos, miúdos felizes e mais capazes de brilhar nas suas futuras profissões. 

No entanto, não concordo com a sua fundamentação. Já muitos colegas escreveram aquilo que eu também penso a respeito:

- entrei no ensino superior, fiz o curso e os estágios com boa média;
- fui sempre avaliada na avaliação de desempenho* com menções de bom ou muito bom (conforme as cotas);
- cumpri o primeiro ano de mestrado igualmente com boa média e estou a um passo para o concluir.
- pelo caminho fiz formação em várias áreas, desde as dificuldades de aprendizagem ao ensino do inglês...

Nada disto parece ser suficiente para confirmar que estou apta a lecionar. É necessário agora realizar uma prova que, esta sim, virá passar o atestado de competência tão proclamado pelo mec...

Ontem saiu o exemplar daquilo que nos é pedido. E não me vou rir, nem fazer ironia com aquilo que me mete nojo. Óbvio que haverá quem diga: mas qual é o vosso problema? O problema é que isto (mais uma vez) não vai certificar nada! Mas será que está tudo doido? Ando eu a fazer formação na minha área, a investir rios de dinheiro para garantir que adquiro competências úteis ao meu desempenho e apresentam-nos isto? É assim que o mec vai saber quem são os bons professores?

Por favor, opinião pública que tanto nos crucifica, leiam e digam se isto era a prova que aplicariam a um docente! Se a aprovação nisto vos daria a certeza de que sim senhor, este professor é competente

-----

E eu que cheguei a colocar ali ao lado umas coisitas para (re)ler de psicologia, modelos pedagógicos atuais, lei de bases do sistema educativo, programas e metas de aprendizagem, resultados de pisa ... 


* quando a avaliação de desempenho docente  (add) foi aprovada nos moldes em que efetivamente se veio a concretizar muitas vozes se insurgiram: porque quem não deve, não teme; porque isto sim vai fazer a triagem dos professores que são efetivamente bons...e mais um par de botas. Agora todos são unânimes que a add não serviu para nada mais que nos dar trabalho e criar alguns atritos em algumas escolas entre colegas. Não veio provar nada no que concerne à qualidade dos professores.

Sem comentários: